Prestando Contas

Prestando contas

Celso da Costa Frauches

O Instituto Mão de Luva, nome fantasia da Associação Instituto Cultural Mão de Luva, é uma associação civil de fins não econômicos, constituída e em funcionamento nos termos dos artigos 53 a 61 do Código Civil – Lei nº 10.406, de 10 de janeiro de 2002, com sede e foro no município de Cantagalo (RJ), na região serrana fluminense, podendo atuar em todo o território brasileiro.  É registrado no Cartório Único da Comarca de Cantagalo (RJ), no Registro Civil de Pessoas Jurídicas sob o número 1.380, livro A-2. O CNPJ é 45.436.783/0001-99; a Inscrição municipal é 2209. É considerado de utilidade pública municipal pela Lei nº 1.778, de 16 de maio de 2023.
Foram programados, inicialmente, os seguintes projetos e sua fase de realização:
Projeto Personalidades Cantagalenses. Consiste no levantamento dos cantagalenses ou naturais de outros municípios, mas residentes em Cantagalo à época de sua atuação. Entre março de 2021 e julho de 2023 foram biografadas 106 personalidades, em artigos publicados no Jornal da Região e 64 estão no livro Viajando no tempo..., publicado em junho de 2023. Assinam o livro: Celso Frauches & Júlio Carvalho. Essa publicação obteve o apoio do Instituto Latino-Americano de Planejamento Educacional (Ilape), de Brasília, DF, que financiou a revisão e a diagramação. A impressão está por conta do Clube de Autores, de acordo com a demanda, impresso e e-book (Disponível em: https://clubedeautores.com.br/livro/viajando-no-tempo-2). 
Projeto Mão de Luva. Levantamento da história de Manuel Henriques, mais conhecido por Mão de Luva, com base em documentos oficiais e livros publicados sobre essa personalidade ímpar, reconhecida como fundador de Cantagalo. As pesquisas foram transformadas no livro Mão de Luva – fundador de Cantagalo, em fase de revisão. Para a diagramação e impressão vamos necessitar de apoio externo, estatal ou privado. O ideal seria a publicação até o final de setembro, para ser lançado no dia 2 de outubro, aniversário da cidade de Cantagalo, fundada por Mão de Luva. 
Projeto Museu de Imagem e Som de Cantagalo (MISC). O Instituto construiu um estúdio de imagem e som, com isolamento acústico e mobiliário adequado, para as gravações do depoimento ou entrevista de pessoas que estão contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico do Município. As gravações realizadas contaram com a colaboração da TV Interior, agora TV Regional, mas o Instituto precisa adquirir equipamentos de gravação e som. Para esse investimento o Instituto não tem recurso próprio necessário.
Projeto Walking Tour. Esse projeto integra o Roteiro de Turismo Religioso, Passos da Fé. Tem por objetivo conduzir os participantes do Passos da Fé, durante cerca de uma hora, pelos caminhos da história física de Cantagalo, a começar pela Praça Crescêncio Lanciotti, o Fórum da Comarca de Cantagalo, a Gruta de Nossa Senhora e a Praça João XXIII, com o Coreto, um monumento tombado pelo patrimônio histórico, e os bustos existentes ao longo da praça.
Projeto Mão de Luva nas Escolas. Consiste em levar, em linguagem pedagógica, a história de Manuel Henriques, o Mão de Luva, às escolas públicas de educação básica sediadas no Município. O primeiro evento aconteceu no Colégio Estadual Maria Zulmira Torres, em março deste ano. Voltará à normalidade na última semana de agosto/2023. A meta é atingir a totalidade das escolas municipais até o final de 2024. Para tanto, o Instituto dispõe de projetor eletrônico de imagens, um microfone com fio e uma caixa de som.
Projeto Festival Literário Amélia Tomás (FLIAT). A Secretaria de Cultura da Prefeitura de Cantagalo assumiu a responsabilidade pela realização do evento. A versão inicial está programada para a primeira semana de setembro de 2023. O Festival deverá ser realizado anualmente, segundo informações de Andrea Reis, assessora de Cultura da Secretaria respetiva. A partir de 2024, deverá ser realizado no mês de abril, em torno do Dia do Livro, para celebrar os escritores e poetas cantagalenses e os que se destacaram na região serrana fluminense.
Projeto Mão de Luva para Crianças. Esse projeto foi executado pela escritora Fabiana Correa, sendo transformado no livro Era uma vez Mão de Luva... É baseado no livro A odisseia de Mão de Luva na região serrana fluminense, de Sebastião A. B. de Carvalho. Passou pela fase de revisão e está em fase de diagramação, dependendo da ilustração, a cargo do designer gráfico Arthur de Souza. Até agora obtivemos financiamento para essas etapas. Vamos necessitar de apoio financeiro para a impressão do livro, com miolo em cores com 30 páginas.
Projeto Vereadores de Cantagalo. Está sendo elaborado a partir de pesquisa realizada pelo professor, pesquisador e escritor Gerson Tavares do Carmo, concluída em 2008. Esta fase da pesquisa foi ultrapassada. Resta a identificação dos vereadores de 1815 a 1899. Lançamento previsto para 2 de outubro de 2024. A publicação impressa, todavia, vai depender de apoio externo. 
Projeto Prefeitos de Cantagalo. Tem por objetivo levantar a história e o mandato dos prefeitos de Cantagalo, desde 1815, na era dos intendentes, até 2024, com o término do mandato do prefeito Guga de Paula. Em fase de coleta de dados. A publicação em livro, prevista para 2 de outubro de 2024, vai depender de apoio da Prefeitura de Cantagalo ou de outro órgão público estadual ou federal.
Projeto Grutas de Cantagalo. O Projeto desenvolve estudos e pesquisas sobre as grutas de Cantagalo, a partir dos trabalhos do jornalista, escritor e pesquisador Sebastião A. B. de Carvalho, e sua esposa Rosa Maria O. Werneck Rossi de Carvalho. Houve contatos iniciais com o Instituto Nacional do Ambiente (Inea), em Nova Friburgo, na Superintendência Regional Rio Dois Rios (Suprid), que atende aos municípios de Bom Jardim, Cantagalo, Cordeiro, Duas Barras, Macuco, Santa Maria Madalena, São Sebastião do Alto, Trajano de Moraes, Sumidouro e Nova Friburgo. Essa colaboração seria uma visita técnica às grutas já identificadas no Município, mas até agora não houve progresso além do contato inicial.
Projeto Fazendas Históricas de Cantagalo. O escritor e pesquisador Sebastião A. B. de Carvalho e sua esposa Rosa Maria O. Werneck Rossi de Carvalho realizaram uma pesquisa, concluída e publicada em novembro de 2020, na Fazenda São Clemente, uma das poucas recuperadas em sua forma original. Em 1923, foi publicado o Álbum do Município de Cantagallo, sob a direção do dr. Júlio Pompeu. O projeto pretende atualizar essas pesquisas para a publicação ilustrada e em cores do Álbum das Fazendas Históricas de Cantagalo, a partir das sesmarias, implantadas após a devastação do povoado de Mão de Luva, passando pela era do café e concluindo com a era da pecuária. As pesquisas estão na fase inicial. Há necessidade de apoio externo para nova visita às fazendas, com os seus proprietários atuais, para atualização e fotografias.
Outros temas merecem estudos e pesquisas, relativos à história do município de Cantagalo e região, mas esses serão planejados oportunamente, à medida do desenvolvimento e consolidação dos projetos atuais. ♦